ARTE PRA BAIXAR

Aqui você encontra dezenas de dicas sobre músicas, filmes e vídeos com temas que vão desde solidariedade humana, meio ambiente até reciclagem e outros.

É uma lista preciosa que pode auxiliar na realização de trabalhos escolares, acadêmicos, profissionais, para grupos e entidades, enfim, todos aqueles que necessitarem de bom material artístico encontrarão dicas essenciais nesta página.

Vamos dividir os tópicos em: MÚSICA, TRAILER DE FILME LONGA METRAGEM e por último VÍDEOS CURTA METRAGEM (na íntegra). Basta rolar a lista abaixo e encontrará os links na sequencia.


Boa pesquisa ou boa curtição!



MÚSICAS
clique no título para seguir o link

"O AUTOR DA NATUREZA"  Zé Ramalho (Composição Zé Vicente Da Paraíba / Passarinho Do Norte / Bráulio Tavares) 
"AQUARELA"  Toquinho  (Composição: Toquinho / Vinícius de Moraes)
"BEAUTIFULL DAY"  U2  (Composição: Adam Clayton / Bono / Larry Mullen, Jr. / The Edge)
"BEAUTIFUL WORLD"    Coldplay (Composição: Billy Falcon / Jon Bon Jovi)
"CANÇÃO DA FLORESTAFAGNER (Composição:Sebastião Dias)
"CHUVA NO BREJO"    Marisa Monte (Composição: Moraes Moreira)
"COMO UMA ONDA"   Lulu Santos (Composição: Lulu Santos / Nelson Motta)
"EARTH SONGMichael Jackson (Composição: Michael Jackson)
"FAKE PLASTIC TREES" Radiohead (Composição: Colin Greenwood / Ed O'Brien / Jonny Greenwood / Phil Selway / Thom Yorke)
"GIRASSOLCidade Negra (Composição: Bino Farias / Lazão / Da Gama / Toni Garrido / Pedro Luis)
"GUARANIS"  Padre Gildásio Mendes (Compositor: Padre Gildásio Mendes)
"HEAL THE WORLDMichael Jackson (Composição: Marty Paich / Michael Jackson)
"IMAGINEJohn Lennon (Composição: John Lennon / Hugh Martin / John Lennon / Paul McCartney / Ralph Blane)
"ÍNDIOS" Legião Urbana (Composição: Renato Russo) Indicado por Tânia Goes Vieira.
"ÍNDIOS DO BRASIL" David Assayad (Boi Bumbá Garantido - Festival Folclórico de Parintins) Indicado por Tânia Goes Vieira
"WE ARE THE WORLDMichael Jackson (Composição: Michael Jackson e Lionel Richie)
"MEU PAÍS"  Zezé Di Camargo e Luciano (Composição: Zezé di Camargo)
"ORAÇÃO AO TEMPO"  Maria Gadú (Composição: Caetano Veloso)
"PACATO CIDADÃO"   Skank (Composição: Chico Amaral / Samuel Rosa)
"PELA INTERNET"  Gilberto Gil (Composição: Gilberto Gil) 
"SUNDAY BLOODY SUNDAY"  U2 (Composição: Adam Clayton / Bono / Larry Mullen, Jr. / The Edge)
"TERRA"  Caetano Veloso (Composição: Caetano Veloso)
"TIMES LIKE THESEFoo Fighters  (Composição: Dave Grohl)
"UPSIDE DOWN"  Jack Johnson (Composição: Jack Johnson)
"WHAT A WONDERFUL WORDL Louis Armstrong (Composição: Bob Thiele / George Davd Weiss / George Douglas) 
"WHERE IS THE LOVE?"   Black Eyed Peas (Composição: Jaime A. Dávila "Tame" Gómez / Justin Timberlake / Printz Board / Will Adams)


FILMES
clique no título para seguir o link

"LIXO EXTRAORDINARIO", 2011 – Reino Unido/Brasil (99 min)

Gênero: Documentário
Direção: Lucy Walker
        

Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.




"UMA VERDADE INCONVENIENTE", 2006 – EUA (100min)
Gênero: Documentário
Direção: Davis Guggenheim

A maioria conhece o político Al Gore somente pelo fato dele ter sido derrotado por George W. Bush na campanha eleitoral pela presidência dos EUA em 2000. Aqui, o cineasta mostra seus esforços de Gore a fim de alertar a população mundial em relação ao super-aquecimento global.




"WALL E", 2008 – EUA (98 min)
Gênero: ficção/aventura
Direção: Andrew Stanton

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.


"ESTAMIRA", 2006 – Brasil (115 min)
Gênero: Documentário
Descrição:  Direção: Marcos Prado

Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

"A ÚLTIMA HORA", 2007 – EUA (95 min) 
 Gênero: Documentário
Direção: Nadia ConnersLeila Conners Petersen

Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis. 


"A ERA DA ESTUPIDEZ", 2009 – Reino Unido (92)

·         Gênero: Documentário
·         Direção: Franny Armstrong
A Era da Estupidez mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.


"A ENSEADA", 2009 – EUA (92min)

·         Gênero: Documentário
Dirigido por Louie Psihoyos

Um grupo de ativistas enfrenta perigos como a máfia japonesa, policiais e pescadores para chegar a uma pequena baía em Taiji, no sul do Japão, e assim conseguir registrar o extermínio sangrento de golfinhos, usados para vários fins, entre eles comida para as crianças nas escolas, sem que observem o nível de toxinas presentes nas carnes. As cenas são reais e chocantes.

"FOOD", 2008 – EUA (94 min)

·         Gênero: Documentário
·         Direção: Robert Kenner
·          

·     O documentário Food Inc apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada em um cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano. O filme foi produzido e dirigido por Robert Kenner


"ACQUARIA", 2003 – Brasil (107min)
·         Gênero: Ficção/aventura
Dirigido por Flávia Moraes

Num futuro distante a Terra tem suas reservas de água secas, devido a constantes agressões à natureza. Considerado o bem mais precioso da atualidade, a água é o objeto de busca de Sarah (Sandy) e Kim (Junior), dois jovens que vivem na misteriosa Acquaria.

  
·         



VIDEOS CURTA METRAGEM
clique no título para seguir o link


"ILHA DAS FLORES", 1989 – Brasil (13 min)

Gênero: documentário
Direção: Jorge Furtado 

Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.



"A HISTÓRIA DAS COISAS", 2007 - EUA (21 min)

Gênero: Animação/Documentário
Direção: Louis Fox

 Annie Leonard é especialista em sustentabilidade ambiental e passou quase duas décadas investigando e organizando questões relacionadas à saúde ambiental e justiça social. Ela viajou por 40 países, visitando literalmente centenas de fábricas onde nossas coisas são produzidas e depósitos de lixo por aí, por aqui e por acolá. Afinal, hoje o mundo é especialista em jogar coisas fora… Ao testemunhar em primeira mão os impactos horrendos do consumismo, tanto exacerbado como insuficiente, pelo mundo, ela acabou dedicando sua vida a lutar por uma transformação em nosso sistema industrial e econômico, para que eles ajudem – e não mais destruam – nosso meio ambiente ecológico e social.


ENVIE SUA SUGESTÃO DE MÚSICA OU FILMES, ESTAMOS AGUARDANDO!